Processo Terapêutico

5 Razões para Começar uma Terapia

5 Razões para Começar uma Terapia

Quais são os principais motivos que levam alguém a buscar apoio psicológico? O que se deve levar em consideração, para que a pessoa traga à consciência, a real necessidade de um trabalho nesse sentido? Logo abaixo, listei 5 razões para começar uma terapia.

  1. Sinto-me invadido de maneira persistente pelas emoções.

Ao lidar com temas difíceis, muitas pessoas são inundadas pelos sentimentos, por terem um forte envolvimento afetivo com alguma questão em particular. Essa dinâmica pode ser observada nos mais variados ambientes, seja ele familiar, social ou profissional. Alterações significativas de humor podem ser um bom sinal de que exista algo mais profundo acontecendo na vida dessa pessoa.

  1. Tenho pensamentos invasivos e não consigo me livrar deles.

Você se sente sobrecarregado com pensamentos persistentes. Se concentrar e desenvolver as atividades do seu dia a dia parece impossível. Não se trata de pensamentos que vem e vão com uma certa facilidade, mas sim de pensamentos que não te abandonam e que prejudicam seus relacionamentos. Se você percebeu que esse tema é recorrente e que está afetando de maneira significativa a sua vida, procure ajuda profissional.

 

  1. Estou enfrentando grandes dificuldades na hora de dormir.

O sono é uma necessidade básica fundamental e o seu comprometimento pode levar a sérios danos físicos e psicológicos. Pode prejudicar a sua própria capacidade de tomar de decisões e de avaliar seus próprios recursos internos. Se você tem uma péssima qualidade de sono e sonhos, talvez seja um sinal de que esteja precisando de ajuda profissional.

 

  1. Percebo que me distraio e perco o foco com muita frequência.

Nem sempre essa distração é um jeito de ser, ou seja, é parte integrante da personalidade do sujeito. Por isso, se você se percebe assim ou pessoas te fazem esse apontamento, pode ser que seja um bom momento para iniciar um processo psicoterapêutico.

  1. Você tem feito uso recorrente de substâncias ou tem algum comportamento compulsivo

Você faz uso significativo de álcool, drogas, jogos, compras, comidas e essas atividades estão desempenhando um papel central na sua vida? Se esse é um questionamento recorrente e se está causando prejuízos psíquicos e/ou financeiros significativos, talvez você precise ampliar a sua consciência frente a esses temas.

Obviamente, as 5 razões para começar uma terapia é muito maior e variada. Aos poucos, vou listando outros motivos afim de ajudar quem está passando por essas situações. De certo, muitos nem imaginam que podem e devem buscar ajuda de um profissional.

Comente